Home

fragments of emotions
frederico dinis, 2016
(performance sonora e visual)

2016.02.25 – Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (PT)

Fragmentos…
…de uma narrativa pessoal que circula em torno de pedaços sonoros e visuais de emoções e que tem como ponto de partida a memória.
São fragmentos que fazem despertar os nossos sentidos e fazem correr a nossa vida… há fragmentos de tristeza, de desilusão, de contemplação, mas também de alegria, de esperança, de tranquilidade…
É um rememorar constante de mundos sonoros e visuais próprios, em constantes relembranças de mais do que apenas simples memórias desbotadas e onde, em cada instante se constrói uma tonalidade emocional distinta.
Por um momento, diversos fragmentos de emoções que não se querem guardados mas sim partilhados para serem transformados momentaneamente de forma a fazerem sentido…

fragments of emotions é uma narrativa intima e individual que circula em torno de fragmentos sonoros e visuais de emoções que têm como ponto de partida a memória do autor e performer, em diálogo com o espaço de apresentação.
Trata-se de um projeto que se propõe explorar a relação performativa com elementos cénicos, entre a ordem da sonoridade e da visualidade, cruzando a investigação académica e a criação.
fragments of emotions mistura a intensidade emocional com atmosferas oníricas, num espaço onde o performer (re)constrói em tempo real as atmosferas das suas memórias, requalificando assim a identidade do espaço.
A componente sonora é desenvolvida em torno de uma narrativa que é construída recorrendo a sons ambiente e a paisagens sonoras ambientais. Já a componente visual recorre uma recolha diversa de filmagens, que posteriormente são manipuladas para criar os vídeos utilizados durante a performance.
Ambas as narrativas são construídas e sincronizadas pelo performer que assume a operatividade e a contingência da sua história, num espetáculo que se inscreve na solidão e intimidade do autor enquanto ergue uma nova escala de tempo e de espaço.
É também uma criação representativa de uma prática artística com expressão simultaneamente contemporânea e pessoal, que tem na sua génese o diálogo entre o teatro, a performance, a música electrónica ambiental, gravações sonoras site-specific e vídeo, no espaço e no tempo.
fragments of emotions tem por objectivo gerar interpretações diversas e emoções ambíguas, permitindo que o espectador viva uma imersão contemplativa, de forma a ser transportado para lugares que o próprio não (re)conhece.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Dramaturgia, espaço cénico, composição sonora e visual: Frederico Dinis
Interpretação: Frederico Dinis
Apoio á dramaturgia: Leonor Barata
Design gráfico: Julio Ferreira
Gestão cultural e assistência geral: Ana Arromba Dinis
Registo fotográfico: José Crúzio​
Registo vídeo: Isabel Maria Dos​
Produção: pensamento voador – associação para a promoção de ideias
Coprodução: TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente
Projeto financiado pela Direcção-Geral das Artes (DG Artes)
Apoio nas residências artísticas: Galeria Santa Clara (Coimbra), TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Sonoscopia Associação (Porto)
Apoios: CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Curso de Estudos Artísticos/ Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ISCAC, Câmara Municipal de Cantanhede
Duração: 55 minutos (aprox.), M/12

01
(c) Ana Arromba Dinis

02
(c) José Crúzio

03
(c) Miguel Silva

04
(c) Ana Arromba Dinis

05
(c) José Crúzio

06
(c) José Crúzio

07
(c) José Crúzio

05_miguel_silva_FoE
(c) Miguel Silva

08
(c) José Crúzio

09
(c) José Crúzio

10
(c) José Crúzio

09_miguel_silva_FoE
(c) Miguel Silva

Print


logo
(c) frederico dinis, 2016

Advertisements
Comments Off on TAGV: fragments of emotions