Home

hollow murmurs
Frederico Dinis
(performance audiovisual)

2021.07.18 – Dar a Ouvir. Paisagens sonoras da Cidade, Convento de São Francisco, Coimbra (PT)

hollow murmurs é uma criação inspirada na história e na memória da paisagem associada ao rio Mondego, um rio cuja atmosfera tem a capacidade de nos transportar para novas dimensões deste lugar.
Os romanos chamavam Munda ao rio Mondego. Munda, é a palavra latina que significa transparência, claridade e pureza. Ao longo da Idade Média o rio continuou a chamar-se Munda. Terá sido essa a origem do atual nome do rio, Mondego, que banhava a velha cidade romana de Aeminium. O Mondego é, sem qualquer sombra de dúvida, o mais cantado dos rios portugueses por poetas e escritores. Talvez a dívida de gratidão daqueles que foram passando na cidade explique a sensibilidade com que quase sempre trataram as águas do Mondego, com doçura e suavidade, invocando o rio como lugar de musas e fonte de inspiração poética.
hollow murmurs desenvolve-se através de uma narrativa estruturada de forma a preservar e exibir, simultaneamente, uma coletânea visual e sonora de lugares associados ao rio Mondego, mantendo uma ligação com um passado de memórias e significados, e procurando refletir sobre a identidade de um lugar tão complexo, ainda que tão presente, e indissociável do desenvolvimento da paisagem da cidade de Coimbra.
Na apresentação de hollow murmurs altera-se o tempo e o espaço, remetendo para outros lugares (des)conhecidos, e transformando momentaneamente o espaço de apresentação num lugar cheio de novos significados e de novas memórias.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Conceito, gravação, edição, som, imagem, composição e interpretação: Frederico Dinis
Produção: Convento de São Francisco, Pensamento Voador – Associação para a Promoção de Ideias
Apoio: Câmara Municipal de Coimbra, Convento de São Francisco, CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, ObEMMA – Observatory of Electronic Music and Media Art, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, Pensamento Voador – Associação para a Promoção de Ideias.


logo
(c) frederico dinis, 2021